domingo, 21 de novembro de 2010

LITERATURA - André Vianco

Um voo rasante sobre as obras deste prolífico autor paulista de fantasia.
.
Poucas vezes eu me empolguei tanto com um escritor, principalmente brasileiro, quanto com André Vianco.
.
Autor de uma série de livros de ficção/ terror/ação, Vianco conseguiu a façanha de criar uma franquia literária no Brasil, que de tanto sucesso, pode virar uma série televisiva (um piloto já está em produção) e até cinematográfica (sonho deste que vos escreve).
.
Apesar de alguns livros que falam de outros assuntos, como A Casa (Excelente livro, que em vários trechos me fez chorar), Sementes no Gelo (que achei de uma criatividade impressionante a forma como o assunto escolhido foi abordado) e O Senhor da Chuva (Seu primeiro livro e que conta uma guerra entre Anjos e Demonios), o filão de maior sucesso tem como mote VAMPIROS.
.
Estou falando claro de Os Sete, verdadeiro clássico, já inserido no universo vampírico de forma tão enraizada, que creio ser difícil existir um entusiasta brasileiro do assunto que não tenha ao menos ouvido falar deste livro.
.
O sucesso de Os Sete foi tão avassalador, que gerou logo uma continuação, Sétimo, que sem a necessidade de apresentação de personagens resultou numa história mais fluída e emocionante.
.
D'O Sétimo então, surgiu a série O Turno da Noite, que engloba os livros Os Filhos de Sétimo, Revelações e O Livro de Jó, que mostram consequencias e novas aventuras com novos protagonistas.
.
Essa série acaba (até o momento, nunca se sabe) com os dois volumes de Os Vampiros do Rio D'Ouro, um prequel que nos apresenta os protagonistas de Os Sete há mais de 500 anos, em Portugal.
.
Outra série de sucesso com Vampiros engloba os livros Bento e O Vampiro-Rei volumes I e II, que tem uma narrativa tão boa quanto a outra saga.
.
Seu último lançamento, datado de 2008, é O Caminho do Poço das Lágrimas, mas que eu não estou inteirado do que se trata, pois ainda falta na minha coleção. (Se alguém souber e quiser postar num comentário, eu atualizo a postagem).
.
Fica aí a dica pra quem gosta de ler, e ler bem.

2 comentários:

  1. Realmente, comecei a ler o Vianco esses dias com "Os Sete" e o livro é muito legal. Devorei ele em menos de uma semana e já comprei os outros. Eu recomendo pois a história é muito boa e criativa.

    ResponderExcluir
  2. André Vianco é maravilhoso...Criativo e instigante...Ainda não estou com a coleção completa, mas não falta muito...
    Meu preferido é o "Bento"...Que poderia ser transformado em filme...

    ResponderExcluir